- Autor
- Coleção
- ISBN 9789896232276
- PVP 26.58 € (IVA incluído)
- preço livre
- 1ª Edição setembro 2016
- Edição atual 1.ª
- Páginas 312
- Dimensões 150 X 225 mm
- Disponibilidade
Disponível - Comprar
Um livro imprescindível, uma porta de entrada para a literatura e para o universo de um dos seus maiores autores.
Berkeley, Universidade da Califórnia, Outono de 1980: todas as quintas-feiras, durante dois meses, perante uma plateia de jovens estudantes cada vez mais numerosa e entusiasta (ao ponto de causar problemas logísticos), Julio Cortázar conduz um vasto diálogo sobre a criação literária e a sua experiência de escritor, dando a conhecer quais os ingredientes que compõem a boa literatura.
São muitos os temas tratados: o fantástico, a musicalidade e o humor, o erotismo e o lúdico em literatura; a intrincada relação entre imaginação e realidade, as armadilhas da linguagem; porém, sobra igualmente tempo para abordar outras suas paixões: a política, a música, o cinema. Tudo isto recheado de exemplos retirados de leituras pessoais ou da sua própria escrita, que analisa de forma natural e sincera, revelando o segredo dos seus contos ou qual a interpretação do seu famoso romance, Rayuela.
Julio Cortázar (1914 - 1984), escritor argentino, é considerado um dos autores mais inovadores e originais do seu tempo. Mestre no conto e na narrativa curta, a sua obra é apenas comparável a nomes como os de Edgar Allan Poe, Tchékhov ou Borges.
Deixou igualmente romances como O Jogo do Mundo (Rayuela), que inauguraram uma nova forma de fazer literatura na América Latina, rompendo com o modelo clássico mediante uma narrativa que escapa à linearidade temporal e onde as personagens adquirem uma autonomia e uma profundidade psicológica únicas.
Livros publicados
Desoras
Último livro de contos de Julio Cortázar, inédito em Portugal, Desoras culmina de forma brilhante a carreira de contista deste nome incontornável da literatura mundial.
As Armas Secretas
Volume que inclui vários contos sobre os derradeiros dias de vida do músico Charlie Parker, que o próprio autor considerou ser um dos momentos de definição da sua carreira.
Histórias de Cronópios e de Famas
A criação mais feliz e absoluta de Cortázar. Nova tradução e renovado design.
Os Prémios
O primeiro romance publicado de Cortázar, inédito em Portugal, e que antecipou O Jogo do Mundo: Rayuela.
Octaedro
O Octaedro de oito contos publicado originalmente em 1974 é um dos livros mais representativos e celebrados de Cortázar, em que a audácia estilística se equipara ao desafio constante perante os determinismos e previsibilidade da vida quotidiana.
Bestiário
Bestiário é o primeiro livro de contos de Julio Cortázar e um dos marcos da carreira deste autor e da moderna literatura.
Final do Jogo
Volume de dezoito contos até hoje inédito no nosso país, Final do Jogo é um dos livros mais celebrados pelos leitores de Julio Cortázar.
Gostamos Tanto da Glenda
Gostamos tanto da Glenda, originalmente publicado em 1980, e até hoje inédito no nosso país, contém alguns dos mais famosos contos escritos por Julio Cortázar.
Papéis Inesperados
Festejado como um acontecimento editorial pela crítica e pelos amantes em todo o mundo da obra de Cortázar, Papéis Inesperados é uma deslumbrante colecção de textos inéditos e dispersos.
A Volta ao Dia em 80 Mundos
Uma das obras fundamentais e incontornáveis de Julio Cortázar, inédito até hoje em Portugal.
O Jogo do Mundo - Rayuela
Considerado o romance que melhor retrata as inquietudes e melhor resume o século xx na visão latino-americana do mundo.
Todos os Fogos o Fogo
Julio Cortázar demonstra, uma vez mais, a sua enorme mestria em (con)fundir passado e presente, sonho e realidade, criando ambientes ficcionais únicos.