logo

A Crónica de Travnik

  • Home
  • /
  • Catálogo
  • /
  • A Crónica de Travnik
  • Autor
  • Coleção
  • ISBN 9789896232160
  • PVP 23.99 € (IVA incluído)
  • preço livre
  • 1ª Edição janeiro 2016
  • Edição atual 1
  • Páginas 504
  • Dimensões 150 X 225 mm

No auge das campanhas militares que opõem La Grande Armée de Napoleão aos exércitos aliados das restantes potências europeias, o diplomata francês, Jean Deville, logo seguido pelo seu congénere e rival austríaco, é enviado como cônsul para Travnik, capital bósnia do Império Otomano, terreno multiétnico de disputas milenares entre a cultura ocidental e a cultura oriental. Nesta pequena cidade perdida nos montes, os dois cônsules assistem progressivamente ao naufrágio dos seus sonhos de juventude e ambição perante a desconfiança de uma comunidade atávica e hostil.

Brilhante romance, publicado originalmente em 1945, mas fruto de um maturado projecto iniciado nos anos vinte do século xx, A crónica de Travnik é considerada pela crítica uma das obras-primas de Ivo Andri, que plenamente justifica a atribuição do Nobel de Literatura ao autor: «pela força épica com que retratou temas e representou os desígnios humanos inspirado pela História do seu país.

Ivo Andric nasceu na Bósnia em 1892. Escritor, diplomata e político, Andric foi sempre uma personalidade controversa. Suspeito de envolvimento no assassinato do arquiduque Francisco Fernando, é dentro dos muros da prisão de Maribor que, «humilhado como um verme», escreve os seus primeiros poemas em prosa.

Os bombardeamentos a Belgrado na II Grande Guerra surpreendem-no em Berlim na qualidade de Ministro dos Negócios Estrangeiros na Alemanha do III Reich. Recusa o asilo que os Nazis lhe oferecem e regressa a uma Jugoslávia ocupada, onde viverá encerrado no seu apartamento, em prisão domiciliária. É neste período que escreve as suas duas obras-primas: os romances A Ponte sobre o Drina e A Crónica de Travnik. Morre em 1975, na Jugoslávia de Tito, acérrimo defensor do regime. Ivo Andric permanece um dos nomes incontornáveis da literatura mundial. A sua obra, unanimemente elogiada pela crítica e pelos leitores, e da qual fazem parte poesia, ensaio, romances e relatos de viagem, encontra-se publicada em mais de 20 países.

Outros livros do mesmo autor


A Ponte sobre o Drina

    Mehmed-Paxá, Grão-vizir, sonha ainda com o dia em que, criança, foi separado da sua família cristã, sendo obrigado a atravessar o rio para a outra margem.

    Pátio Maldito

      Os processos pelos quais a História se entranha na vida dos indivíduos e neles se reflete, num eterno jogo entre o particular e o universal,