logo

Ryunosuke Akutagawa

  • Home
  • /
  • Autores
  • /
  • Ryunosuke Akutagawa

Ryunosuke Akutagawa, nascido em Tóquio em 1892, foi escritor, poeta, ensaísta e um dos primeiros modernistas japoneses a serem traduzidos no Ocidente. Começou a escrever após entrar para a Universidade de Tóquio, em 1910, participando com traduções e alguns textos próprios na revista literária Shinshicho.

Em 1915, publica o seu segundo conto, «Rashomon», texto que, embora criticado ostensivamente pelos seus pares aquando da sua publicação, se tornou um dos trabalhos mais importantes de Akutagawa, tendo sido, aliás, a base para o filme de Akira Kurosawa com o mesmo título.

Continuou a escrever, parando apenas durante alguns meses, nos quais trabalhou como jornalista para o Osaka Mainichi Shinbun, viajando pela China; no total, para além de haikai e textos dispersos, escreveu mais de 150 contos que o elevaram à categoria dos mais importantes escritores da literatura japonesa, a par de Tanizaki, Kawabata, Soseki e Mishima. Padecendo de uma saúde física e mental frágil, morreu aos 35 anos, vítima de suicídio.

Outros livros do mesmo autor


Rashomon e Outras Histórias

    As histórias mais significativas de Ryunosuke Akutagawa, considerado «o pai do conto japonês» e marco inamovível da literatura japonesa.